• 19 FEB 15

    dicasCEC: Evite o estresse

    O estresse é o estado psicofísico resultante de excessiva exposição a certos estímulos. Todos atravessamos crises de estresse e emoções fortes. A vida moderna freqüentemente obriga-nos a encarar situações difíceis e ameaçadoras. Cada pessoa reage de modo diferente a essas situações — o que para uns é motivo de muito estresse para outros não é motivo para nenhuma alteração emocional. Entretanto, todos têm um limite de tolerância a partir do qual a saúde começa a ser prejudicada.

    Em situação de estresse, o corpo humano reage de diferentes formas. A ativação da glândula hipófise — localizada na região frontal do cérebro — libera hormônios que ativam as glândulas supra-renais — que, como o próprio nome indica, localizam-se na parte superior dos rins. Isso faz com que a substância cortisol seja produzida e liberada na corrente sangüínea. O excesso de cortisol leva a uma destruição das células de defesa — os glóbulos brancos — causando uma baixa na defesa imunológica do organismo, possibilitando assim a proliferação e desenvolvimento de doenças.

    Alguns sintomas do Estresse

    ·         Sinais de cansaço

    ·         Tristeza

    ·         Aflição

    ·         Pânico

    ·         Sentimento de medo e agressividade constantes

    ·         Constantes crises de tensão e angústia

    ·         Incapacidade de domínio sobre as emoções

    ·         Impotência na resolução de problemas

    ·         Dor na coluna

    ·         Dor de cabeça

    ·         Grande agitação

    ·         Alteração do desempenho de suas funções normais

    ·         Diminuição da produtividade e eficiência

    ·         Perda de memória

    ·         Sudorese intensa (suor, transpiração intensa)

    ·         Aceleração do batimento cardíaco

    ·         Irritação

    ·         Mau humor

    ·         Angústia

    ·         Sensação de esgotamento

     

    Antes de tratarmos das estratégias de como diminuir o estresse, alguns considerações devem ser feitas: nenhum método isolado é infalível; uma combinação de vários métodos é geralmente mais efetiva. O que funciona para uma pessoa, não necessariamente funcionará para outras.

    O estresse pode ser tanto negativo como positivo. O estresse apropriado e controlado melhora o interesse e motiva o indivíduo, assim como a ausência total de estresse pode levar ao tédio e à depressão.

    Finalmente, um médico ou psicólogo deve ser procurado quando forem identificadas condições físicas e psicológicas associadas ao estresse, como sintomas cardíacos, dor significativa, ansiedade, ou depressão.

     

    Dicas para diminuir o Estresse

    ·         Tente descobrir o que pode estar causando tensão e aborrecimento e tente contornar essas causas. Procure planejar os períodos e horários de modo a evitar correrias.

    ·         Faça uma atividade por vez e concentre-se nela. Quem se preocupa com muitas tarefas ao mesmo tempo não executa bem nenhuma delas.

    ·         Faça atividades físicas, mentais e recreativas; procure sempre equilibrar essas atividades.

    ·         Pratique exercícios físicos; se possível ao ar livre e em ambientes naturais.

    ·         Tenha uma dieta saudável. A saúde em geral e a resistência ao estresse podem melhorar com uma dieta rica em cereais integrais, vegetais e frutas. Procure também evitar o abuso de álcool, cafeína e cigarro.

    ·         Não se esqueça de ter uma boa relação com amigos e família.

    ·         Mantenha bons pensamentos; cultive bons propósitos e ideais.

    ·         Pratique a meditação. Relaxe, esvazie a mente de preocupações; respire lenta e profundamente.

    ·         Durma o suficiente para se sentir renovado.

    ·         Coma sem pressa. Sinta bem o sabor da comida; expulse pensamentos que o incomodam.

    ·         Seja positivo e exerça constantemente a paciência.

    ·         Absorva as crises de raiva com sabedoria.

    ·         Seja menos competitivo; busque ser feliz e fazer o que gosta alheio às influências e julgamentos dos outros.

    ·         Encare os eventos cotidianos de uma maneira diferente. Mantenha um senso de humor durante as situações difíceis; o riso não somente ajuda a aliviar a tensão e manter as perspectivas, mas também tem um efeito físico que reduz os níveis do hormônio do estresse.


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